Meu intuito.


"Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso

(E, sem dúvida, sobretudo o verso)
É o que pode lançar mundos no mundo."
Caetano Veloso



quarta-feira, 12 de junho de 2019

Eu sou filha de Marly, neta de Odila, bisneta de Iracema, tataraneta de Olímpia.

Nesse exato momento passa um filme na minha cabeça. 
Eu lembro dela em todos os momentos. 
Claro, ela é minha mãe. 
Eu lembro do cheiro dela. 
Cheiro de alho e cebola na ponta dos dedos. 
Eu lembro do carinho que ela fazia nas minhas costas. 
E lembro também dela chorando, dizendo que não sabia por que, mas que tinha uma angústia no peito. 
Hoje sei que além de minha mãe, ela é... Gente! 
Gente que chora, que ri, que sofre e que canta. 
Como canta! 
Samba. 
Aprendi todos com ela. 
Além de toda uma vida, aprendi samba com ela. 
Aprendi a vida duas vezes então. 
A vivida e a vida muito mais vivida. 
Ela me ensinou a ser esperta. Nega véia, sabida. 
Ela me ensinou o tempero de uma boa comida. E não foi pelo livrinho, foi pela intuição. 
Ela me ensinou as histórias da minha avó.  
E as histórias da avó dela. 
E ensinou como a vida é difícil e ainda assim é bonita. 
Tem que defumar a casa. 
Ela me ensinou a sorrir esse sorriso que muda uma vida. 
Ela me ensinou de onde eu venho. 
Ela me ensinou pra onde eu vou. 
Eu sou filha de Marly, neta de Odila, bisneta de Iracema, tataraneta de Olímpia. 
Vem daí a minha força. 
E daí que eu continuo. 

Eu vou continuar.

2019, junho. 

Nenhum comentário: